Paul Harris

 

"A mais bela das flores é a flor da amizade."

Paul Percy Harris, o fundador do movimento rotário, nasceu em Racini, Wisconsin EUA, no dia 19 de Abril de 1868. Estudou na Universidade de Iowa, onde recebeu o diploma de bacharel de Direito. Em 1933, recebeu um título de doutoramento honoris causa pela Universidade de Vermont. Também a organização dos Escuteiros da América, pelo seu trabalho em prol dos outros, lhe conferiu o prémio Silver Búffalo.

Governos de vários países nomeadamente o Brasil, o Chile, a República Dominicana, o Equador, a França e o Peru, lhe impuseram decorações reconhecendo o alcance social de muitas das suas ações.

Paul Harris foi um homem polivalente tendo trabalhado como repórter de jornal, professor de uma faculdade de economia, ator numa companhia de teatro e, imaginem, vaqueiro. Teve sempre um certo fascínio pelas viagens. Fez inúmeras pelos Estados Unidos e pela Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Essa variedade de experiências ampliou a sua visão e foi mais tarde, de grande importância para a expansão do Rotary e para os milhares de Rotary Clubs que, entretanto, foram fundados no mundo inteiro.

Por ocasião do seu falecimento, em Janeiro de 1947, Paul Harris era Presidente Emérito do Rotary International. Havia, então, uns 6.000 Rotary Clubs espalhados por todo o mundo. Hoje há 34 267 clubes e mais de 1 222 400 rotários.

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 4
Total de Visitas do Website: 229721

sem comentários

Deixe um comentário