Janeiro – Mês da Consciencialização Rotária

Rotary dedica o mês de Janeiro à consciencialização rotária. Nos mais de trinta mil clubes existentes em todo o Mundo, durante este mês reflete-se sobre a nossa condição de rotários. É importante que discutamos aquilo que deve constituir a nossa preocupação e o modo como devemos concretizar o objetivo de Rotary: dar sem pedir nada em troca.

Para os não rotários que lerem este texto espero que pensem que também poderiam dedicar muito do seu saber e do seu tempo livre a ajudar os outros. Hoje é muito fácil ter acesso a informação sobre Rotary. Basta procurar em www.rotary.org e encontrará muita informação sobre um movimento centenário e que se encontra nos cinco continentes.

Os rotários têm que estar sempre disponíveis para ajudar nas muitas realizações em que Rotary se empenha. A maior parte das vezes não é dinheiro que nos é pedido. É da nossa boa vontade, da nossa disponibilidade de tempo. Servir como voluntários na vacinação e em outras iniciativas. É claro que algumas destas iniciativas envolvem alguns riscos como foi o caso dos voluntários de Rotary que foram assassinados há uns dias no Afeganistão por elementos ligados à Alkaida. Oxalá a sua morte sirva para que mais pessoas se consciencializem de quão importante é haver quem dá a sua vida por causas tão nobres como á a vacinação de crianças contra a pólio. Enfim, há muitas oportunidades para que sejamos rotários conscientes.

Dadas as funções que exerço em Rotary International, no campo das Relações Públicas e Imagem e na área das Novas Gerações, tenho tido oportunidade de conhecer melhor Rotary. Confesso que cada vez mais tenho consciência de que é um privilégio ser rotário.

Neste momento Rotary está envolvido num grande projeto que denominou “o maior comercial do Mundo”. Trata-se de um projeto em que a nossa participação não envolve qualquer comparticipação financeira. Apenas chamamos à atenção do Mundo de que já falta muito pouco para que o Mundo fique livre dessa terrível doença.

Manuel Cordeiro

Rotary Club de Vila Real

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 1
Total de Visitas do Website: 225104

sem comentários

Deixe um comentário