Dia Mundial de Combate à Pólio

 

 

O Dia Mundial de Combate à Pólio é no dia 24 de outubro, ou seja, durante esta semana. É a oportunidade ideal para o Rotary e os seus parceiros solicitarem o apoio de todos para acabar com esta doença de uma vez por todas.

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio nasceu em 1988 a partir de uma reunião de especialistas internacionais que discutiram este tema e que foi organizada por Rotary International e pelo Centro de Saúde Global da Northwestern University de Chicago. A Rotary juntaram-se a Organização Mundial de Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e a UNICEF. A partir daí, o dia 24 de Outubro, é dedicado a esta causa que se tornou mundial.

Para assinalar o dia, este ano decorrerá um evento denominado Dia Mundial de Combate à Pólio: Entrando para a História que terá lugar em Chicago e será transmitido em direto pelo site endpolionow.org/pt, às 23H30, hora de Portugal. Intervirão especialistas mundiais neste tema e, ainda, um atleta paralímpico sobrevivente da Pólio.

O Dia Mundial de Combate à Pólio é uma excelente oportunidade para divulgarmos ao mundo que cada dólar doado ao Rotary para a erradicação da pólio terá um grande impacto no combate a esta doença. O Rotary convida todos os cidadãos, as empresas e as organizações sem fins lucrativos – para se juntarem a ele neste momento histórico. Apenas uma doença humana, a varíola, já foi erradicada. Esta é a nossa oportunidade de fazer com que a pólio seja a segunda.

O número anual de novos casos de pólio caiu em mais de 99% desde 1980, quando a doença infectava cerca de 350.000 crianças por ano. Apenas 223 novos casos foram registados em 2012. Mais de dois biliões de crianças foram imunizadas em 122 países, evitando cinco milhões de casos de paralisia e 250.000 mortes. Hoje, a pólio ainda é endêmica três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão), embora casos “importados” em áreas anteriormente livres da pólio – tais como os países do Corno de África – continuarão a ocorrer até que o vírus seja eliminado dos países endêmicos.

O Rotary é uma rede global de líderes voluntários dedicados a combater os maiores desafios humanitários do mundo. Com 1,2 milhões de associados em mais de 200 países e áreas geográficas, o seu trabalho melhora a qualidade de vida das pessoas tanto a nível local quanto internacional, seja ajudando famílias necessitadas nas suas próprias comunidades ou lutando por um mundo livre da pólio. Para mais informações, visite www.rotary.org e www.endpolionow.org/pt.

Se todos colaborarmos, será mais fácil livrar o mundo da pólio.

Manuel Cordeiro

RC de Vila Real

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 1
Total de Visitas do Website: 219910

sem comentários

Deixe um comentário