Actividades do RC de Vila Real

Rotary Clube de Vila Real no Projecto Andorinha

As actividades desenvolvidas pelos rotary clubes têm um carácter universal. Assim, o Rotary Clube de Vila Real, está atento às necessidades dos que vivem na sua área de influência, mas não esquece quem vive noutras partes do mundo. Foi por isso que aderiu ao Projecto Andorinha, na região de Cacheu, Guiné Bissau, que tem como grande objectivo, a “promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo”.

Criar uma “rota de solidariedade e intercâmbio entre Portugal e Europa e a Região de Cacheu – dar e receber –, feita de pequenos mas significativos gestos e acções que melhorem o dia-a-dia e bem-estar das populações envolvidas” faz parte da vontade de quem é responsável pelo projecto. O Drº António Alves, que foi para a Guiné há já alguns anos, integrado numa equipa de uma ONG, tem sido o grande responsável pelo êxito que está a ser conseguido, bem visível na apresentação que fez na passada Quinta-feira, na reunião semanal do nosso clube, no Hotel Miracorgo.

Neste momento, tem sido dada prioridade ao envio de livros para equipar a Biblioteca, onde o acesso é possível a todos os guineenses que o pretendam. Como ponto importante do projecto é o estabelecimento de parcerias entre Escolas portuguesas e Escolas guineenses. Neste momento há já cinco parcerias, entre as quais a da Escola E.B. 2/3 do Marão, com a Escola EBU “Prof. Henrique Bamba Ferreira” de Canhobe.

A montagem de um projecto bilateral de troca de experiências e intercâmbio entre um estabelecimento de ensino de Portugal e de um congénere na Região de Cacheu (Guiné-Bissau) poderá proporcionar múltiplas vantagens recíprocas – e despoletar diversas acções de cooperação. Com efeito, a troca de correspondência escolar entre directores, professores e alunos, certamente aumentará o domínio da escrita em Língua Portuguesa entre os guineenses e promoverá o conhecimento sobre a Guiné-Bissau entre os portugueses

Os cônjuges do Rotary Clube de Vila Real, aderiram ao projecto e já entregaram, com a ajuda de outras instituições públicas e privadas, cerca de 1200 livros, estando a desenvolver esforços no sentido de conseguir ainda mais.

Podem ter uma noção mais exacta do que é o projecto, na internet, no seguinte link:

http://andorinhaemcanchungo.blogspot.com/2009/12/projecto-andorinha.html

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 2
Total de Visitas do Website: 229653

sem comentários

Deixe um comentário