Timor 2001(5)

 

Baucau é a segunda cidade de Timor, embora fosse onde estava instalado o aeroporto internacional de Timor-leste, no tempo em que a administração era portuguesa. Só perto do 25 de Abril foi construído o aeroporto de Díli. Havia apenas o heliporto.

Era a Baucau que os aviões de carga e de passageiros chegavam e era dali que partiam. Assim não admira a importância que esta cidade tinha na vida timorense. É uma cidade com um clima muito mais ameno do que Díli. As temperaturas são muito mais próximas daquelas a que nós estamos habituados. O mercado municipal é uma verdadeira obra de arte. Foi recentemente recuperado, estando agora com um aspecto exterior muito mais próximo daquilo que foi nos tempos em que era conhecida como Vila Salazar.

 

Hoje continua a ser muito importante, sendo mesmo uma diocese de Timor-leste instituída há alguns anos atrás. O Bispo D Basílio do Nascimento tem lá a sua morada.

Em termos administrativos, é um dos 13 distritos em que Timor-leste está dividido. A actividade económica centra-se na agricultura, com destaque para o arroz, o milho, o amendoim, o coco e produtos hortícolas. Tem uma vasta zona de litoral, com praias atraentes, ideais para nadar e para outras actividades aquáticas

Um abraço,

Manuel Cordeiro

Visits: 2

Por favor aguarde...

sem comentários

Deixe um comentário