Dicas sobre Genealogia

 

Dicas sobre a Genealogia

Não é meu propósito colocar aqui a árvore genealógica da minha família, mas sim contribuir para que, quem me ler, se interesse por este tema que, cada vez mais, faz parte dos hobbies de muitos portugueses.

Comecei as minhas pesquisas há cerca de dez anos. O ponto de partida foi dado pela existência alguns dados que me foram facultados por familiares e por algumas dicas que vi na internet.

É muito bom e facilita muito o trabalho de quem pretende fazer um estudo genealógico se nos seus antepassados houver padres e/ou familiares que tivessem ingressado no Seminário.

Até 1900, mais ou menos, todos os candidatos ao ingresso no Seminário tinham que se habilitar e para isso precisavam de um Processo de Genere também designado Habilitação de Genere ou Declaração de Genere. Trata-se de um processo bastante complexo e que, talvez por isso, hoje seja muito útil para quem pesquisa nesta área.

A instrução deste processo era conduzida pelo Pároco da freguesia onde vivia o habilitando que depois o encaminhava para o Bispo a quem cabia a responsabilidade de aprovar a sua entrada no Seminário.

Muitos destes processos tinham mais de vinte páginas. Começavam por identificar os candidatos, a sua filiação, os nomes dos avós paternos e dos avós maternos, assim como os nomes dos irmãos.

 

Eram nomeadas cerca de dez pessoas idóneas da freguesia ou freguesias vizinhas que tinham que responder a várias perguntas como: a pureza de sangue do habilitando, dos seus pais e dos seus avós, se eram filhos legítimos, íntegros, cristãos velhos de puro e limpo sangue e de geração sem fama nem rumor em contrário.

Nestas habilitações encontram-se os registos de nascimento dos irmãos, dos pais, dos avós, os registos de casamento dos pais e avós, ou seja, cada um destes documentos é um manancial de informação. No meu caso tive a sorte de, até ao momento, ter encontrado mais de sessenta padres na minha família, o que facilita muito a minha tarefa.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Partilhar

Ainda sem Avaliações
Por favor aguarde...

sem comentários

Deixe um comentário