Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá.

A Vida é uma oportunidade, aproveite-a …

A vida é um sonho, torne-o realidade…

A vida é um desafio, enfrente-o…

A vida é promessa, cumpra-a…

 

Madre Teresa nasceu em 26 de Agosto de 1910, na cidade de Skopie, capital da Macedónia, com o nome de baptismo de Ganxhe Bojaxhiu. A sua família era católica e a sua mãe, Drana, era uma pessoa de intensa religiosidade.

 

Foi logo aos 12 anos que despertou para a sua vocação religiosa. Em 1928 tornou-se noviça na ordem de Loretto, onde conduziu uma missão nas escolas da Índia, adoptando o nome de Irmã Teresa. Em 1929 chegou a Calcutá para leccionar no colégio Santa Maria e em 1947 deixa a sua ordem, mudando-se para um bairro pobre de Calcutá, onde estabeleceu a sua primeira escola. Em 1950 funda a Congregação das Missionárias da Caridade e, passados dois anos, inaugura o “Nirmal Hriday” (Puro Coração), uma casa destinada aos moribundos. No ano seguinte inaugura o seu primeiro orfanato.

A partir daqui foi uma vida destinada aos mais pobres e aos abandonados. A sua acção permitiu minorar o sofrimento de muitas pessoas, principalmente em Calcutá.

Não admira que em 1979 lhe fosse atribuído o Prémio Nobel da Paz. Faleceu Sexta-feira 5 de Setembro de 1997 vítima de uma paragem cardíaca.

Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II em 19 de Outubro de 2003.

 

Que a sua vida simples e sempre ao serviço dos mais necessitados seja fonte inspiradora para todos nós. Temos que estar mais atentos àqueles que mais precisam e dedicar-lhes mais atenção.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 3
Total de Visitas do Website: 221333

sem comentários

Deixe um comentário