Congresso Nacional de Rotaract e Interact
Rotary tem um carinho especial pelos jovens. Para os enquadrar criou os clubes Interact, para os que têm entre 12 e 18 anos e Rotaract, para idades entre os 18 e os 30 anos. Uns e outros são patrocinados por Rotary Clubes.
Todos os anos se reúnem em Congresso Nacional. Este ano foi em Famalicão e em Braga e teve organização dos clubes de Famalicão. Teve como tema: vamos fazer o que ainda não foi feito. Como é regra, tratou-se de um encontro de jovens, enquadrados pelos governadores dos dois distritos portugueses e teve mais de 140 participantes vindos de todo o país. A exemplo do que acontece em outras localidades, também em Famalicão os autarcas dão muita importância à existência de clubes rotários. O representante da autarquia disse ser um privilégio contar com instituições que partilham os mesmos valores de apoio social e de trabalho de proximidades com as populações.
Revelador da importância dos clubes de jovens em Rotary, é o grande número de projetos que desenvolvem nas suas comunidades. Destacam-se os que, não implicando recursos financeiros, têm um alcance social muito grande. Passar algumas horas com idosos, ajudando-os a passar o tempo. Fazer jogos com crianças em hospitais ou em instituições que as recebem, são alguns dos projetos que implementam. De entre todos destaco o Rotaract+solidário que leva crianças institucionalizadas a assistir a jogos de futebol e o Saciar, feito em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, que consiste na recolha de alimentos para proporcionar o pequeno-almoço a muitas pessoas que ali acorrem todos os dias.
Rotary proporciona a muitos jovens serem solidários e crescerem com valores que têm por base o respeito e a compreensão o que faz deles uma mais valia para a sociedade em que vivem.
Manuel Cordeiro
Assistente de RPI de RI
Views: 5
sem comentários