Thomas Jefferson

 

 

Thomas Jefferson

“O talento mais valioso é nunca usar duas palavras quando uma basta”

Foi o 3.º Presidente dos Estados Unidos da América, a quem se deve a redação da Declaração de Independência.Nasceu em Shadwell, Virgínia, em 13 de Abril de 1743 e morreu em Monticello, Virgínia, em 4 de Julho de 1826.

Filho de Peter Jefferson, topógrafo e cartógrafo auto-didacta, que cedo se estabeleceu no que viria a tornar-se a região de Albemarle, na colónia britânica da Virgínia, e de Jane Randolph que descendia de boas famílias de Inglaterra e da Escócia, o que assegurou uma posição social importante na colónia aos Jefferson, pai e filho. Peter Jefferson constituiu um património assinalável, que incluía vastos terrenos agrícolas e escravos para os trabalhar, tendo-o transmitido na sua quase totalidade ao filho Thomas.

Jefferson começou a sua educação numa escola paroquial, tendo sido enviado aos 17 anos para o Colégio «William and Mary» em Williamsburg, capital da colónia, tendo-se licenciado em Direito

Começou a vida política em 1769 quando os pequenos proprietários de Albermarle o elegeram para a Câmara dos Burgueses. Em princípios de 1772 casou com Martha Wayles Skelton, uma jovem viúva de 22 anos, bonita e abastada. O casamento durou 10 anos, até à morte dela, tendo havido 6 filhos do matrimónio. Só duas filhas ultrapassaram a infância, e só a mais velha, Marta, sobreviveu ao pai. Thomas Jefferson não voltou a casar. 

Escreveu, com John Dickinson, a Declaration of the Causes & Necessity for Taking Up Arms. Em 11 de Junho de 1776, é eleito para a comissão de cinco pessoas encarregues pelo Congresso Continental de preparar uma declaração de independência, que inclui duas personagens com mais peso político que ele – Benjamin Franklin e John Adams.

Jefferson regressou à Virgínia em Setembro de 1776 com planos concretos de reformar o antigo estado das coisas. Como tinha sido proposto pelo Congresso Continental, tinha sido adoptada uma Constituição, mas que era bem menos democrática do que a que ele tinha redigido ainda em Filadélfia e que tinha enviado para a capital da colónia.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Fonte: Wikipedia

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 2
Total de Visitas do Website: 222400

sem comentários

Deixe um comentário