Timor – Terra do Sol Nascente

         

No ano de 2001 colaborava com a Escola Superior de Tecnologia, Leccionando disciplinas ao curso de Engenharia Electrotécnica. Tinha acabado as aulas, dia 7 de Novembro, Quarta-feira,  quando recebo um telefonema da parte da FUP – Fundação das Universidades Portuguesas, convidando-me a leccionar em Timor no Curso de Electrotecnia, ministrado na UNTL – Universidade Nacional de Timor-leste, da sua responsabilidade, em cooperação com a UNTL. O convite havia sido sugerido pelo colega Carlos Couto, então responsável pelo curso.

Confesso que fiquei radiante. Ia concretizar-se mais um dos meus sonhos: conhecer Timor. Desde miúdo ouvia falar neste país longínquo, a pessoas da minha terra que para ali tinham ido há muitos anos atrás. Ali estiveram o Padre Alberto e seu irmão João Gonçalves. O Padre Afonso e sua irmâ Beatriz, Professora de Ensino Básico.

Também recordo o cheirinho e o aroma do café que, uns e outros, sempre traziam à minha mãe. Os próprios selos temáticos timorenses criavam em mim uma vontade enorme de um dia conhecer tal terra.

Nesse dia começou a concretizar-se mais um dos meus sonhos. Saí de Portugal dia 9 e cheguei a Díli, dia 10, Sábado, às 8 da manhã.

 

A viagem foi feita via Darwin. Daqui até Díli, seguimos num pequeno avião da Embraer, da companhia australiana Air North. Na sala de embarque encontrei alguns portugueses que cooperavam no Aeroporto, em Díli. Foram eles que me transmitiram as primeiras impressões sobre o que iria encontrar. Encontrei, também, o Dr. Roque Rodrigues que, mais tarde, foi Secretário de Estado da Defesa do governo timorense, que me deu algumas indicações preciosas sobre o que era Timor, nesse momento. Depois de cruzar Timor avistei Díli e aterrei no aeroporto(foto esquerda). Cumpridas as formalidades alfandegárias procurei o representante da FUP, o Dr. Ângelo, que me levou ao Hotel D. Aleixo, onde fiquei hospedado alguns dias. Pelo caminho passei pelo hotel Makota, hoje Hotel Timor. Pode ver-se o seu estado na figura à direita. Mais tarde apresentarei uma foto actual.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 2
Total de Visitas do Website: 226606

sem comentários

Deixe um comentário