Manuel António Pina
“O poder é um vaso frágil, e mais frágil quando é (e, de certa maneira, é-o sempre) ficção. Protege-se com a distância e a aparência, e alimenta-se de imagens que devolvem infinitamente a sua própria imagem”
Manuel António Pina nasceu a 18 de Novembro de 1943 no Sabugal e faleceu no porto a 19 de Outubro de 2012, no Hospital de São João, Porto. Foi jornalista e escritor, tendo sido galardoada em 2011 com o Prémio Camões.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi jornalista do Jornal de Notícias durante mais de 30 anos. Foi cronista desse mesmo jornal e da revista Notícias Magazine.
A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Está traduzido em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
A 9 de Junho de 2005 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Fonte: Wikipedia
Views: 0
sem comentários