Políticas Autárquicas para a Juventude
POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE
Na pessoa do Paulo Afonso saúdo tos os presentes em especial os colegas de mesa que, tal como eu, aceitaram a tarefa de conquistar ou reconquistar as Câmara Municipais do Distrito de Bragança, o nosso Distrito.
A minha condição de Professor Universitário permite-me contactar diariamente com muitos e muitas jovens com idades entre os 20 e os 30 anos. Ou seja a idade de muitos vós que aqui estais.
Costumo dizer aos meus alunos que um Professor não é nem deve ser apenas um transmissor de conhecimentos. É e deve ser também uma pessoa atenta ao que se passa à nossa volta. Por vezes falo do que se passa no nosso país e no Mundo.
Falo-lhes da responsabilidade social que vão ter quando ingressarem na vida ativa. No quão importante é estarem atentos a tudo o que se passa à sua volta. O quão injusta á a sociedade para muitas pessoas.
A juventude estará sempre nas primeiras prioridades da minha política autárquica. Tentarei criar condições para que todos e todas possam contribuir para que o meu concelho cresça com harmonia e para que se sintam realizados na sua própria terra e ponham todas as suas capacidades de trabalho, de voluntarismo e boa vontade ao serviço da terra que os viu nascer e crescer.
Vós, jovens social-democratas, tendes uma responsabilidade muito grande no desenvolvimento dos jovens dos nossos concelhos. É necessário que esse desenvolvimento se faça baseado em valores como a solidariedade, responsabilidade e entreajuda.
Para mim, políticas de juventude devem ter sempre presente que só com jovens ativos, conscientes do seu papel na sociedade, solidários e responsáveis terão o efeito desejado.
Fora da minha profissão tenho tido, também, a sorte de trabalhar muitas vezes com jovens como vós. Tenho tido experiências muito gratificantes todas elas desenvolvidas na área do apoio social. É nestes contactos que me habituei a ver em vós a solução para muitos dos problemas a que é necessário acorrer.
A globalização, como bem sabeis, tem muitas vantagens, mas também tem muitos inconvenientes. Dá-nos a conhecer tudo o que se passa no Mundo, bom e mau.
Temos que estar atentos e aproveitarmos o que de bom nos pode trazer. É muito importante que nos concentremos no que de positivo ela nos traz.
Incentivo-vos a estar sempre atentos. Concentrai toda a vossa genica, capacidade de intervenção, vontade e voluntarismo no dia-a-dia da vossa vida.
Se assim fizerdes, os políticos serão melhores, mais atentos e concentrar-se-ão mais no essencial deixando para traz o acessório. Ou seja, teremos políticas autárquicas com mais possibilidade de êxito.
Tudo farei para que os jovens de Mogadouro sintam que o concelho em que nasceram e vivem, pode ser o espaço onde se farão homens e onde constituirão família. Que sintam orgulho na sua terra tal como eu sinto.
Que a Vossa Convenção seja aquilo que a JSD de Bragança deseja.
Aceitem um abraço de amizade.
Views: 4
sem comentários