O Escutismo

Movimento Mundial de Escutismo

É para mim fácil e agradável falar-vos do movimento de escuteiros, tanto em Portugal como no mundo. Quando frequentei o Seminário de Vinhais fui escuteiro. Pertencia à Patrulha Rola. Recordo a aprendizagem na confecção dos vários tipos de nós que, com muita vontade e alegria aprendi a fazer. A rapidez era muito importante para competir nas várias provas em que todos nos empenhávamos para conseguir um nó bem feito no menor tempo possível.

Recordo a Flor-de-Lis, símbolo do escutismo. Participei em muitas provas de orientação, para as quais era necessário conhecer e interpretar os sinais que eram colocados no chão ou em alguma árvore. Enfim foi uma fase da minha vida de que muito bem me recordo. Posso dizer que foi muito bom e contribuiu muito para fortalecer a minha auto estima e muito me ajudou a vencer os muitos momentos de saudade da minha família da qual estava ausente por períodos de cerca de 3 meses.

Associado ao nascimento de um grande movimento como, está sempre um grande homem. E esse homem foi Baden Powell.

Inglês de nacionalidade, nasceu em Londres no dia 22 de Fevereiro de 1857. Era o 5º de 7 irmãos, filhos do Reverendo Professor Baden Powell e sua esposa Henriqueta Robert. Foi militar com a patente de Tenente-General vindo a falecer no 8 de Janeiro de 1941 no Quénia.

Fez os seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Aproveitava as férias para acampar com os seus irmãos mais velhos e alguns amigos. Quando terminou os estudos secundários ingressou no exército.

A circunstância de ter sido militar de carreira, permitiu-lhe viajar por vários países do mundo o que lhe proporcionou conhecer muitas gentes e culturas. Foi assim que conheceu as tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e os índios da América e do Canadá, tendo convivido com todos.

A sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens fizeram com que tivesse uma carreira militar brilhante. Um exemplo das suas qualidades foi o que aconteceu na Guerra do Transval, em 1889. A cidade de Mafeking foi atacada tendo estado 217 dias sob o fogo inimigo. Como havia poucos soldados regulares, Baden-Powell organizou um grupo de jovens cadetes, recrutados entre os adolescentes da cidade, encarregando-os de desempenhar as tarefas de apoio aos militares, tais como a cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante, foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços que permitissem libertar a cidade.  

A sua infância foi muito divertida e passou-a na companhia dos seus irmãos mais velhos. À data, Londres oferecia óptimas condições aos jovens para desenvolverem actividades ao ar livre. Foi nesse período da sua vida que aprendeu a fazer caminhadas através dos seus espaços verdes na companhia da mãe e dos irmãos mais velhos, incutindo-lhe, assim, o gosto e o respeito pela natureza.  

Foram estas circunstâncias que o levaram a fundar, em 1907, o movimento escutista que hoje se encontra em 216 países e que privilegia o contacto com a natureza.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 4
Total de Visitas do Website: 228243

sem comentários

Deixe um comentário