Seminário Distrital Serviços Profissionais
Teve lugar no Sábado, dia 1 de Outubro, no hotel Holiday Inn, organizado pela Comissão de Serviços Profissionais e o Rotary Club de Gaia, o Seminário de Serviços Profissionais, do Distrito rotário 1970. Todos os anos Rotary dedica o mês de Outubro aos Serviços Profissionais, pedra basilar de sustentação de Rotary que, pelo facto de ser um movimento de profissionais, lhes dedica a maior atenção, com maior enfoque neste mês.
Foram muitos os rotários, rotárias e respectivos cônjuges que estiveram presentes, o que deixa muito satisfeitos os organizadores que quiseram ouvir pessoas de reconhecido valor, nas suas áreas de actuação, exteriores ao movimento, falarem sobre temos que dizem respeito a todos, mas muito em especial aos rotários e rotárias do nosso Distrito.
Após a abertura e as boas vindas, o Dr. Jorge Freitas e o Professor José Carlos Cardoso, este do Rotary Club de Vila Real, falaram sobre o que representou para eles a participação no IGE – Intercâmbio de Grupos de Estudos, feito em 2010-2011 com um Distrito rotário do Texas, Estados Unidos. A uma pergunta que lhe foi feita, Jorge Freitas respondeu que “após esta experiência, se for convidado a entrar num clube rotário, provavelmente aceitarei”.
Concha Tello, voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento, falou-nos sobre “O que é ser voluntário”. A sua exposição foi de grande interesse para todos pois foi feita por uma pessoa que vive o voluntariado há mais de vinte anos e pertence a uma instituição de leigos, ligada aos jesuítas, com vinte e cinco anos de existência e com resultados à vista em Angola, Moçambique São Tomé, Timor e Portugal.
Para definir voluntariado, Concha Tello, disse que deve estar “ao serviço dos indivíduos, das famílias e da Comunidade” e deve ser “um exercício livre de uma cidadania activa e solidária” e “ser dignificador da condição humana”. Ser voluntário é ser responsável.
Daniel Serrão falou sobre “Ética Profissional: entre os Princípios e as Virtudes”. A Ética faz parte das obrigações diárias de todos os rotários. Um rotário tem que ser um profissional que tenha sempre presente que tudo o que fizer deve ter a ética como referência. Hoje em dia, a “ética está muito ligada a emergência social, por isso muitas vezes referida de ética social”.
As suas intervenções e os seus textos públicos fazem dele uma das pessoas mais respeitadas quando se trata deste tema.
O Seminário foi uma óptima oportunidade para que todos os que nele participaram ficassem mais enriquecidos. Assim Rotary saiu mais forte.
Manuel Cordeiro
Comissão de Serviços Profissionais
Views: 0
sem comentários