A Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição

IMNSC – Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição

Desde o dia 26 de Setembro de 2009, sou membro desta Irmandade. Trata-se de uma “Associação de Fiéis, com personalidade jurídica pública, erigida na Diocese de Lamego, pelo seu Bispo, tendo como sede a Igreja de Santa Cruz, na mesma cidade, em Portugal”.

Os seus membros são “católicos, militares e civis, que norteiam o seu proceder no respeito pela tradição castrense, pela prática das nobres virtudes militares e que assumem a sua realização como homens e mulheres de fé e de acção no seio da Santa Igreja, no pleno exercício da caridade e na fidelidade constante ao seu Magistério”.

Foi fundada após a expulsão das ordens religiosas, em meados do século XIX. Inicialmente designava-se Irmandade de Nossa Senhora da Conceição.

Há alguns anos, foi reestruturada e dinamizada por militares da Guarnição Militar de Lamego com apoio do Bispo da Diocese, recomeçando a sua actividade com a missão religiosa reforçada e dotada de objectivos concretos em total comunhão com o Magistério da Igreja, concretamente no apoio aos mais desfavorecidos.

Entre as tarefas inerentes à Irmandade encontram-se, “velar pela formação dos seus membros, mandar rezar missa por alma dos militares mortos ao serviço da Pátria, dos membros da Irmandade e dos seus familiares e apoiar a formação de sacerdotes”.

Das acções de solidariedade já levadas a cabo estão a concessão de bolsas de estudo a seminaristas, apoio à Missão dos Padres Jesuítas em Timor, apoio a serviços médicos em Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, apoio a pessoas necessitadas e apoio voluntário diverso em alguns hospitais.

A médio prazo, o grande objectivo é a abertura de um Centro de Repouso e Tratamento para doentes de Alzheimar.

Com objectivos tão nobres e na qualidade de católico praticante e oriundo de uma família transmontana de tradições católicas, facilmente se compreende que me sinta orgulhoso em ser um dos seus membros.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 5
Total de Visitas do Website: 219909

sem comentários

Deixe um comentário