Papa Bento XVI

"Priviligiai sempre a lógica do SER sobre a do TER: a primeira constrói, a segunda acaba por destruir"

Joseph Ratzinger nasceu no dia 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, às margens do rio Inn, na Alemanha. Era filho de Joseph, um comissário de polícia do Reich, um oficial da polícia rural oriundo da Baixa Baviera e adepto de uma corrente bávaro-austríaca de orientação católica. Seu pai, era de religiosidade profunda e um decidido adversário do regime nacional-socialista, as suas ideias políticas firmes chegaram a trazer sérios perigos para a própria família. Em 1941, um dos primos de Ratzinger, um menino de catorze anos de idade com Síndrome de Down, foi morto pelo regime Nazi em sua campanha eugénica.

A sra. Ratzinger, Maria, falecida em 1963, era de procedência tiroleza, do sul da Alemanha, era tida por boa cozinheira e havia trabalhado em pequenos hotéis. O casamento ocorreu em 1920, os filhos Maria e Georg nasceram em 1921 e 1924, Joseph nascera num Sábado de aleluia e fora batizado no dia seguinte, domingo de Páscoa. A família não era pobre no sentido literal do termo, mas os pais tiveram de fazer muitos sacrifícios para que os filhos pudessem estudar. Em 1928 a família mudou-se para Tittmoning, na época um lugarejo de cinco mil habitantes, às margens do rio Salzach na fronteira austríaca. Em 1932 a família mudara-se novamente, agora para Aschau, de novo às margens do Inn, um povoado próspero já que em Tittmoning o pai Ratzinger havia se mostrado demasiado contrário aos nazistas.

Com o irmão, Georg Ratzinger, Joseph entrou num seminário católico. Em 29 de Junho de 1951, foram ambos ordenados sacerdotes pelo Arcebispo de Munique.

Recebeu o título de doutor honoris causa das seguintes instituições: College of St. Thomas em St. Paul (Minnesota, Estados Unidos), em 1984; Universidade Católica de Eichstätt, em 1987; Universidade Católica de Lima, em 1986; Universidade Católica de Lublin, em 1988; Universidade de Navarra(Pamplona, Espanha), em 1998; Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA, Roma), em 1999e da Faculdade de Teologia da Universidade de Wroclaw (Polônia) no ano 2000e era ainda Membro honorário da Pontifícia Academia das Ciências.

Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo colégio de cardeias. O conclave findo em 19 de Junho de 2005 foi um dos mais rápidos da história, tendo apenas quatro votações e duração de apenas 22 horas. No dia 24 de Abril do mesmo ano tomou posse em cerimônia na Basílica de são Pedro em Roma.

 

Fonte: Wikipedia

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 4
Total de Visitas do Website: 228297

sem comentários

Deixe um comentário