ManuelCordeiro.net

Switch to desktop Register Login

AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS EM TIMOR NO PÓS – INDEPENDÊNCIA

 

Frequentei, em 2007-2008, o Curso de Auditor de Defesa Nacional. Este texto é o trabalho individual final, necessário para a aprovação no Curso.

Dados os conhecimentos que eu tinha de Timor e as boas relações que tive com os militares portugueses que ali estiveram, com destaque para o Agrupamento HOTEL, na pessoa do seu Comandante, escolhi o tema “AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS EM TIMOR NO PÓS –INDEPENDÊNCIA”.

Aqui são apresentadas todas as actividades que eles ali desenvolveram, no campo do apoio social às populações. O texto está documentado com fotos obtidas a partir da internet, sendo que, a maior parte delas, foram feitas por mim, em visitas aos locais.

Torno público este texto, ao abrigo do artº19º do Regulamento do CDN – Curso de Defesa Nacional, por me parecer que pode ser mais um contributo para dar a conhecer o muito que os militares portugueses fazem de bom, mesmo em tempo de paz.

 

Link para o SCRIBD:  http://pt.scribd.com/doc/82806428/TII-Final

 

Atualizado em 25-02-2012

Visitas: 1506

Distrito 1970 - Governador 2009-2010

 

 

                          

 

Distrito 1970 - Governador 2009-2010

 

Este livro é um complemento ao da Colectânea das Cartas Mensais que também podem encontrar no meu Site.

Dele constam actividades desenvolvidas no ano Rotário 2009-2010, em que fui Governador do Distrito 1970. A participação no Home Stay Program, na Assembleia Internacional de San Diego, no Instituto Rotário de Atenas e muitas outras experiências vividas na preparação do ano Rotário e durante o próprio ano.

Encontram-se aqui também mensagens recebidas de rotários de relevo, assim como textos que escrevi e que não foram publicados na referida Colectânea.

Espero contribuir, uma vez mais, para a divulgação do movimento Rotário, de carácter universal e de reconhecida importância no apoio aos mais necessitados.

Que haja cada vez mais pessoas a dar cumprimento ao nosso Lema de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, são os meus votos.

 

PS: Podem fazer o download do livro no endereço do SCRIBD:

http://pt.scribd.com/doc/59242845/Distrito-Rotario-1970-Governador-2009-2010-Manuel-Cordeiro

 

Atualizado em 05-07-2011

Visitas: 1482

Os Meus Livros

 

Desde há 15 anos tenho tido como hobby escrever textos sobre temas variados publicados em jornais regionais e na internet. Aconteceu assim com as Crónicas da Energia publicadas no jornal “A Voz de Trás-os-Montes”, que deram origem a um livro com o mesmo nome. Foram mais de 200 crónicas feitas em co-autoria com o Engenheiro Américo Pires e que saíram no jornal com alguma regularidade. Setenta destas crónicas, adaptadas à realidade timorense, foram publicadas, a convite do seu Director, o jornalista António Veladas, no Jornal Semanário de Timor.

Também aquando das minhas idas a Timor, escrevi textos sobre a minha vida lá e a realidade daqueloe país apelidado do “Sol Nascente”. Estes textos deram origem ao livro “Um olhar (Atento) sobre Timor” que foi apoiado pela Timor Telecom e pela Câmara de Mogadouro. Teve apresentação pública em Timor, no anfiteatro da Fundação Oriente, estando presentes muitas autoridades timorenses e portuguesas, ali em serviço.

Foi oferecido a cada um dos presentes um exemplar do livro. Esteve também presente a RTPI, através do Timor-leste Contacto que fez uma reportagem de 15 minutos e que divulgou o livro por todo o mundo.

Também em 2004-2005, na qualidade de Presidente do Rotary Club de Vila Real publiquei um livro sobre o ano rotário, ano em que o movimento rotário fez 100 anos.

No ano de 2009-2010, em que fui Governador do D 1970, publiquei dois livros: um é uma compilação das Cartas Mensais do Governador e outro sobre a minha Governadoria onde consta tudo o que foi feito para lá do que foi publicado nas Cartas Mensais.

Todos estes livros estão à disposição de quem visitar o meu Site, fazendo o download respectivo. Ao carregarem no link, serão encaminhados para o SCRIBD, onde os livros se encontram.

Assim espero contribuir para que quem os ler fique a conhecer melhor Rotary e não só.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Atualizado em 30-03-2011

Visitas: 1489

Introdução à Iluminação a Gás

 

Este livro é um conjunto de Crónicas da Energia publicadas no Jornal A Voz de Trás-os-Montes, em co-autoria com o Professor António Espín, da Universidade de Granada, Espanha. Conhecemo-nos em Novembro de 1995, aquando da nossa participação no Congresso chileno de Engenharia Electrotécnica, realizado em Punta Arenas, na Patagónia chilena, bem perto do Estreito de Magalhães. Temo-nos encontrado nos últimos quinze anos, ou em Granada ou em Vila Real, no âmbito programa SOCRATES.

Nele são descritos os métodos para a produção de gases para iluminação, os contadores, os reómetros e os reguladores, os queimadores, as torcidas, os porta torcidas, as lanternas, os mecheiros, etc. Enfim, tudo o que diz respeito ao tema da iluminação em que o gás é a matéria prima, está plasmado neste livro que pode ser descarregado e lido por todos os que visitarem este meu site.

Complementarmente informo que há, também, uma edição deste livro em castelhano.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

Link para o SCRIBD para ter acesso ao livro:

http://pt.scribd.com/doc/3960437/Introducao-a-Historia-da-Ilumacao-a-Gas

Atualizado em 02-04-2011

Visitas: 1605

Um olhar atento sobre Timor

UM OLHAR (ATENTO) SOBRE TIMOR

Cheguei a Timor, pela primeira vez, em 10 de Novembro de 2001, pelas 8 horas da manhã, depois de uma viagem de mais de 22 horas, feita via Darwin. No primeiro texto que escrevi e que consta deste livro dizia “as minhas primeiras impressões sobre Timor e as suas gentes são francamente positivas”, o que demonstra bem o quão positivo é o meu olhar sobre o que me rodeia.

Neste livro estão as minhas impressões sobre Timor e sobre os timorenses. Dele constam textos dos meus primeiros sete anos, dos dez em que por ali andei, publicados no Jornal “A Voz de Trás-os-Montes”.

Em 2004 resolvi fazer um diário da minha estadia em Janeiro-Fevereiro e em Junho-Julho. Nele procurei transmitir fielmente as minhas impressões sobre os meus alunos, sobre o povo, os governantes, os educadores, as ONGs e o seu trabalho, a RTP Internacional, etc. Todos os textos foram consequência de um olhar atento, mas que “filtra” o que não interessa e transmite o quanto há de bom neste país.

O livro foi prefaciado pelo Padre João Felgueiras, Jesuíta há mais de quarenta anos em Timor, que bem conhece o seu povo. Tenho a felicidade de ele me considerar seu amigo. Eu retribuo a sua amizade com muito gosto. Do seu prefácio retiro as seguintes palavras que muito me honram e aos professores portugueses que ali têm leccionado: “A dedicação dos Professores Portugueses, como o Professor Manuel Cordeiro é, de certo, dos elementos de mais qualidade e lealdade que hoje o Povo de Timor tem a seu lado. Certamente que estes professores representam o Povo Português que, agora, como em Setembro de 1999, está em suspenso, inquieto, mas solidário com o Povo Timorense”.

Com estas palavras pretendo despertar em vós a vontade de o ler e de vos tornardes amigos de um povo que sabe agradecer.

Transcrevo aqui o que escrevi na página 101, no dia 26 de Julho de 2004, Segunda-feira, dia em que regressei a Portugal: “Termino aqui este meu diário. Com ele pretendo deixar o meu testemunho sobre esta terra e estas gentes que terão, para sempre, um espaço no meu coração”.

Aceitem um abraço do,

Manuel Cordeiro

 

Aceder ao SCRIBD para fazer download, usar o seguinte link:

http://pt.scribd.com/doc/52246548/Um-Olhar-Atento-sobre-Timor

 

Um olhar atento sobre Timor

Atualizado em 04-04-2011

Visitas: 1849