Manuel João de Deus Martins Manso

Há uns dias que ando a ler livros que versam a I Grande Guerra mundial. Estes livros faziam parte da edição semanal do expresso, há uns meses atrás.

Confesso que me tem impressionado o número de portugueses mortos tanto em África como em França durante o tempo em que a guerra decorreu. Nunca imaginei que uma guerra pudesse levar pessoas a matar outras pessoas, com um grau tão elevado de frieza e crueldade.

Da minha família houve pelo menos um que lá combateu.

Trata-se de Manuel João de Deus Martins Manso, nascido em Bemposta, Alferes miliciano de infantaria, no regimento de Infantaria 10 que serviu no Corpo Expedicionário português que combateu em França.

Embarcou em Lisboa no dia 22 de Abril de 1917 tendo desembarcado, também em Lisboa, no regresso a Portugal no dia 3 de Maio de 1918.

Era filho de Manuel António Martins Manso e de Ana da Natividade Caldeira Tello, de Vila de Ala, Mogadouro, sendo que estes fazem parte da minha família.

A foto que acompanha este texto atesta que ele foi afectado pela guerra, tendo sido passado à reforma em 1933 na sequência dos problemas de saúde que o afectaram.

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 20
Total de Visitas do Website: 230111

sem comentários

Deixe um comentário