Nelson Mandela

"Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos"

 

Nelson Rolihlahla Mandelanasceu em Mvezo, África do Sul a 18 de julho de 1918, tendo atualmente 94 anos. É advogado e foi Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. É considerado o mais importante líder da África Negra. Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1993 e é considerado o Pai da Pátria da nação sul-africana.

Dedicou a maior parte da sua vida ao serviço da humanidade quer como advogado dos direitos humanos quer como prisioneiro de consciência. Em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela, no dia do seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia, cedo seguiu para a capital Joanesburgo onde iniciou a sua atividade política. Foi considerado um aluno rebelde nos tempos da faculdade, tendo-se tornado advogado e líder da resistência não violenta da juventude em luta. Foi condenado por traição tornando-se o prisioneiro mais famoso do mundo. É o político mais galardoado em vida, sendo responsável pela refundação do seu país, tornando-o uma sociedade multiétnica.

Criticado muitas vezes por ser um pouco egocêntrico e por o seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso Nacional Africano, a sua figura de ser humano que enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de governar o seu país, ultrapassou todos os aspetos negativos que pode ter tido a sua atuação.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações unidas, Mandela foi "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".

Fonte: Wikipedia

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 3
Total de Visitas do Website: 223646

sem comentários

Deixe um comentário