Martin Luther King

 

"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos"

 

Martin Luther King nasceu em Atlanta, Georgia a 15 de janeiro de 1929. Seu pai e seu avô eram pastores batistas que se envolveram ativamente no movimento pelos direitos civis dos negros.

Estudou  no Seminário Teológico Crozer, na Pensilvânia, onde ouviu uma palestra sobre Mahatma Gandhi e a não-violenta campanha de desobediência civil que ele usou com sucesso contra o domínio britânico na Índia. A partir desse momento, leu vários livros sobre as idéias de Gandhi, e finalmente convenceu-se de que os mesmos métodos que ele utilizou na Índia podiam ser usados pelos negros para obter direitos civis nos Estados Unidos. Ele ficou particularmente impressionado com as palavras de Gandhi: "Através da nossa dor, vamos fazê-los ver a sua injustiça". Sofreu também muita influência de David Thoreau pelas suas teorias de como utilizar a resistência pacífica para alcançar a mudança social.

Após seu casamento com Coretta Scott, tornou-se pastor da Dexter Avenue Baptist Church, em Montgomery, Alabama. Em Montgomery, como a maioria das cidades no sul profundo, os negros eram segregados nos autocarros. Em 1 de dezembro de 1955, Rosa Parks, assistente de um alfaiate de meia-idade, que estava cansada após um dia de trabalho, recusou ceder o seu assento a um homem branco e foi presa. Em resposta decidiram protestar publicamente tendo decidido que os negros de Montgomery se recusariam a usar os autocarros até que os passageiros negros fossem tratados como os brancos. Em consequência deste protesto, Martin foi preso e a sua casa foi bombardeada.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para o homenagear. É comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima do seu aniversário. Em 1993 pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país

Em 1964 recebei o Prémio Nobel da Paz.

 

Fonte: Wikipedia

Partilhar

Por favor aguarde...
Total de Visitas da Página: 3
Total de Visitas do Website: 225099

sem comentários

Deixe um comentário